E-Mail: : prodermesaude@prodermesaude.com.br
  Contato : +55 21 98392-5911

Nutrição na Cicatrização, uma questão a ser considerada

Nutrição na Cicatrização, uma questão a ser considerada

O principal desafio para um portador de lesão crônica é a tão esperada cicatrização, sabemos que ela é dependente de vários fatores, dentre eles está o estado nutricional em que o paciente se encontra.

O estado nutricional tem grande importância na evolução da cicatrização, interferindo em todas as suas fases (inflamatória, proliferativa, maturação ou remodelação) que são processos fisiológicos, celulares e moleculares.

Diferentes estados relacionados à situação nutricional podem ter um efeito negativo. A obesidade, a má nutrição calórico-proteica, as deficiências em substâncias específicas bem como condições fisiológicas adversas (infecção, desidratação ou hiperglicemia) podem retardar o processo normal de cicatrização.

Quando pensamos em alimentação devemos associar também à nutrição. Podemos nos alimentar, porém essa dieta pode ser pobre em nutrientes levando o paciente a uma má nutrição e a um desequilíbrio entre nutrientes energéticos, proteicos e vitaminas.

Um problema comum ainda encontrado em ambientes hospitalares e principalmente em residências é a desnutrição, levando os pacientes a complicações decorrentes de um estado nutricional inadequado. Para a reversão desse quadro há profissionais específicos que deverão compor a equipe e avaliar criteriosamente o paciente, são eles o nutricionista e o nutrólogo.

O idoso sempre será um desafio, devido ao seu processo de envelhecimento fisiológico, há mudanças nos hábitos alimentares, ou por aspectos patológicos ou simplesmente pela perca do paladar levando ao desinteresse pelo alimento. Estes fatores expõe o paciente Idoso a um risco maior de desnutrição, principalmente os que se encontram em residências sem acompanhamento de um profissional capacitado.

A terapia nutricional desempenha um papel fundamental no processo de cicatrização. A relação de nutrientes que participam do processo é extensa e cada um tem sua função específica, portanto o estado nutricional sempre deverá ser avaliado em uma consulta de um paciente portador de feridas.

Consulte a Proderme, nós direcionamos você a um profissional capacitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *